Diretório Acadêmico Barros Terra
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Conferência Curricular

          Em 1994, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense mudou seu currículo, sendo pioneira em um movimento que reunia diversas escolas médicas e culminaria nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelo Ministério da Educação, no ano de 2001. A partir de então, a formação médica passou a valorizar um outro olhar sobre o "ser médico": uma visão integral que levasse em conta os determinantes sociais do processo de saúde e doença.

          O processo de mudança curricular, entretanto, não foi tão simples. Dezesseis anos depois, o Currículo ainda era chamado de "novo", e nem todas as suas modificações tinham sido implementadas. Foi nesse cenário que o Diretório Acadêmico Barros Terra se propôs a organizar a Conferência Curricular do Curso de Medicina, um espaço onde alunos e professores teriam a oportunidade de discutir problemas e soluções referentes ao currículo.

          A I Conferência aconteceu em agosto de 2010. Nela foi apresentado o modelo curricular por seus próprios criadores e discutida a inserção do Curso de Medicina na rede de saúde de Niterói. De uma forma geral, ela apontou os principais nós que o currículo enfrentava em seu dia-a-dia e propôs ferramentas para combatê-los.

          Em 2011, na II Conferência Curricular a proposta foi a discussão do Programa Teórico-Demonstrativo, parte integrante do currículo. Foram trazidas experiências externas de mudanças curriculares e realizada uma oficina de integralidade. E então, após as etapas de instrumentalização, o programa de cada fase do currículo foi discutido com o objetivo de aproximar a realidade da sala de aula da ementa de cada disciplina.

          Já a III Conferência trouxe um tema mais específico: Avaliação. Novas e antigas mudanças estavam sendo propostas e aplicadas e era necessário um acompanhamento para que detectássemos se essas estavam sendo efetivas. Dessa vez contamos com a apresentação de modelos de avaliação tanto de disciplinas isoladas quanto da escola médica como um todo.

          Enfim, três edições se passaram. Muito foi alcançado, como, por exemplo, a mudança de cronogramas de algumas disciplinas e a integração de outras que, até então, mal se conheciam. Contudo, talvez o mais importante tenha sido a valorização da discussão curricular em si. Ter um espaço reservado para isso é fundamental, mas é preciso que esse se torne um hábito para evitar que fiquemos estagnados, sem acompanhar o processo tão dinâmico chamado Educação.

          ​Cada uma das três Conferências teve fim com a formulação de documentos que foram encaminhados e aprovados pelo Colegiado de Curso. Os mesmos, assim como o Currículo de Medicina e os Cadernos de Texto utilizados nas conferencias, podem ser acessados junto ao DABT, inclusive alguns desses documentos no próprio site, em Área do Aluno > Documentos Importantes.
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