Ligas Acadêmicas
As ligas acadêmicas são entidades estudantis, sem fins lucrativos, reconhecidas como projetos de extensão, tendo como finalidade mobilizar estudantes universitários e a sociedade em geral em prol do desenvolvimento, promoção e difusão dos estudos de determinado tema. Cada liga possui uma diretoria, formada por um grupo de estudantes que se dedica à organização das atividades práticas e teóricas, e um ou mais professores, responsáveis por coordenar e orientar essas atividades. A escolha dos alunos diretores, seus direitos e deveres encontram-se definidos no estatuto de cada liga.
As atividades das ligas acadêmicas são baseadas nos seguintes três pilares:
As atividades teóricas podem ser aulas, seminários, discussões de textos, apresentações de casos clínicos, entre outras. Já as atividades práticas consistem basicamente em promover e conduzir o contato dos alunos com os pacientes.
Atualmente, a UFF possui 13 ligas acadêmicas voltadas ao alunos da Medicina. São elas:
- Liga Acadêmica de Clínica Médica (LAC)
- Liga Acadêmica de Cirurgia (LIAC)
- Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LiAGO)
- Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares (LiCCa)
- Liga de Endocrinologia (LiENDO)
- Liga de Medicina Intensiva (LigaMI)
- Liga de Nefrologia (LiNe)
- Liga de Neurologia e Neurociências (LINNEC)
- Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LIONCC)
- Liga de Pediatria (LiPe)
- Liga Multiprofissional de Saúde da Família (LiSF)
- Liga Multiprofissional de Saúde Mental e Psiquiatria (LiPsi)
- Liga de Trauma, Reanimação e Emergência (LITRE)
O estatuto das ligas define a metodologia a ser seguida, de que forma acontecerá a composição do grupo de ligantes, bem como quais alunos poderão candidatar-se, seja por meio de cursos, processos seletivos, entrevistas ou até mesmo determinando um período mínimo, para que as atividades sejam mais produtivas a quem participe.
Quando for escolher uma liga para participar, é interessante que o aluno conheça e identifique-se com o tema e com os projetos desenvolvidos.
As atividades das ligas acadêmicas são baseadas nos seguintes três pilares:
- Ensino: incentivo à busca ativa de conhecimento e ao desenvolvimento educacional de cada um dos membros.
- Pesquisa: organização e promoção de cursos, reuniões científicas, levantamento de dados, elaboração de trabalhos científicos e intercâmbio com sociedades e serviços correlatos.
- Extensão: foco principal das ligas, responsável por proporcionar aos integrantes a oportunidade de acompanhar e praticar o atendimento médico em algum serviço, promover ações de educação e prevenção em saude no meio acadêmico e junto à sociedade, buscando atender às demandas da comunidade relacionadas ao tema.
As atividades teóricas podem ser aulas, seminários, discussões de textos, apresentações de casos clínicos, entre outras. Já as atividades práticas consistem basicamente em promover e conduzir o contato dos alunos com os pacientes.
Atualmente, a UFF possui 13 ligas acadêmicas voltadas ao alunos da Medicina. São elas:
- Liga Acadêmica de Clínica Médica (LAC)
- Liga Acadêmica de Cirurgia (LIAC)
- Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LiAGO)
- Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares (LiCCa)
- Liga de Endocrinologia (LiENDO)
- Liga de Medicina Intensiva (LigaMI)
- Liga de Nefrologia (LiNe)
- Liga de Neurologia e Neurociências (LINNEC)
- Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LIONCC)
- Liga de Pediatria (LiPe)
- Liga Multiprofissional de Saúde da Família (LiSF)
- Liga Multiprofissional de Saúde Mental e Psiquiatria (LiPsi)
- Liga de Trauma, Reanimação e Emergência (LITRE)
O estatuto das ligas define a metodologia a ser seguida, de que forma acontecerá a composição do grupo de ligantes, bem como quais alunos poderão candidatar-se, seja por meio de cursos, processos seletivos, entrevistas ou até mesmo determinando um período mínimo, para que as atividades sejam mais produtivas a quem participe.
Quando for escolher uma liga para participar, é interessante que o aluno conheça e identifique-se com o tema e com os projetos desenvolvidos.
LEMBRE-SE: As ligas acadêmicas não são um grupo de estudos, não servem para suprir alguma deficiência do currículo nem são um teste vocacional.